Equinócio da Primavera de 2016

Postado em: setembro 18th, 2016 por Lygia Franklin

prim-1

Altar Sazonal da Primavera

Nesta quinta, 22 de setembro, o sol estará cruzando o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração. Nossa estrela estará deixando latitudes mais altas e mergulhando em coordenadas mais abaixo do equador celeste. Aos poucos, as temperaturas aumentarão, a força erótica da natureza transbordará, os animais se procurarão para aninharem-se em afetos de renovação da vida; a comida será mais abundante nas árvores e no solo, nossa libido estará cada vez mais à flor da pele e o tesão pelos instantes criativos deverá aumentar. Estaremos vivendo o Equinócio da Primavera, data importante do ponto de vista energético. Muitas tradições ancestrais viam este momento como um portal fértil para os ritos de acasalamento. Sabemos que ao alinharmo-nos com os ritmos naturais nos Tornamos mais Presentes diante de um mundo desatento de seus ciclos.

Para quem desejar viver esta milagrosa Experiência, sugerimos um pequeno altar temporário para a Primavera.

Em uma superfície, que se tornará um espaço de poder, coloque a Leste (lugar onde nasce o sol) lindas flores. Ao Norte (área de maior luminosidade no hemisfério sul) ponha uma vela (que poderá ser apagada cada vez que saímos de casa). Ao Oeste (poente) deposite um punhado de terra que vibrará a natureza desta direção além de folhas secas retiradas do chão e ao Sul (para o nosso hemisfério, lugar de luminosidades e temperaturas mais amenas), ofereça um cálice com água cristalina. O tempo de duração deste pequeno altar será dado conforme o apelo de seu coração. Não se esqueça de fazer uma intenção que contemple um anseio seu, pois é época feliz de brotações.

Lembre-se: diante de um lugar de poder é potente Agradecer à Vida, Perdoar-se e Perdoar ao outro (embora muitas vezes não se saiba exatamente porque se está pedindo perdão, nosso Ser sabe).  Usufrua esse Portal e observe que acontecimentos auspiciosos te visitarão. Ressoe com os ritmos da Natureza e o Prumo se apresentará.

*************

Para o pessoal do hemisfério norte damos a seguinte sugestão para o altar de Outono.

Do ponto de vista geocêntrico, o sol cruza a linha imaginária do equador celeste e se dirige, dia após dia, para latitudes mais abaixo. Temos 90 dias de folhas que caem, terra que seca, últimas colheitas antes do inverno e a luz, aos poucos, se recolhe. Uma longa noite se inicia e durará seis meses, findando em 21 de março, momento onde a luz retornará a um novo ciclo de amplidão.

Nosso organismo psicofísico necessita acordar para este rito natural. Portanto, sinta-se convidado para recolher algumas folhas das árvores caídas ao chão e colocá-las a Oeste (lugar onde as coisas mínguam), ofereça uma vela na posição Sul (onde a luminosidade é maior), a Leste (lugar de tenras brotações), escolha lindas flores e ao norte (onde a luminosidade é menor) coloque um cálice com água cristalina.

Construa um temporário altar com essas pequenas joias e lembre-se de que o Outono guarda a energia dos nossos amados mortos, lugar de despedias, onde a sabedoria se aninha.

Este território de poder fortalecerá nossa inteligência instintual e estaremos cada vez mais íntimos do Agora. E se em determinados momentos do dia ou da semana você sentir um chamamento para este lugar…. Vá e converse em silêncio com este pequeno território de milagres. Teu espírito te conduzirá ao teu rosto. O tempo de duração deste pequeno altar é o tempo da duração do outono ou quando seu coração pedir para encerrá-lo. Ressoe com os ritmos da Natureza e o Prumo se apresentará.