Pra que um Projeto de Educação?

Postado em: novembro 26th, 2017 por Rosa Valgode
  • Pra que um Projeto de Educação? .  por Lygia Franklin

Porque os séculos se passaram e a educação que recebemos é desvirtuada da totalidade que cada ser humano É.  Educação não é informação, mas a formação de pessoas livres, criativas, sensíveis, capazes de realizar a sua própria vida com alegria, com senso de responsabilidade em relação a todas as manifestações de vida e de construção de um legado. Sim, de legado. O que você vai deixar para os que vierem depois de você? Não só da sua família, mas para todos? Megalomania? Não! Cada ser humano é parte de um grande Todo Universal, como cada célula de um corpo. Precisamos funcionar bem, fazer o nosso trabalho sistêmico colaborativo para que a homeostase exista, o equilíbrio de que tantos mestres falam. A Terra de Rudá deseja te mobilizar como participante desse momento, não como público que assiste desnorteado uma série de cenas horripilantes diárias.
Cada pessoa possui uma multidão dentro de si, quero dizer, inúmeros personagens com habilidades e necessidades de expressão diferentes, mas nossa educação não estimula toda essa riqueza humana natural. A educação até hoje costuma se preocupar apenas com o desenvolvimento de maneiras de comportamento consideradas adequadas para adaptar aquele ser ao convívio com aquela sociedade e o manejo de informações que possibilitem a pessoa a ter um trabalho que lhe gere algum dinheiro para lhe dar a sensação de conforto e bem estar econômico (capacidade de consumo), mantendo o sistema político-coletivo já instalado.  Mas, e quando a sociedade adoeceu, se perdeu de valores preciosos que permitam a liberdade e o bem-estar serem comuns a todos no presente e no futuro? E quando o sistema apodreceu? A educação tem sido a forma de manter as pessoas aprisionadas no medo e na insegurança de ser para, como zumbis, se manter o sistema deteriorado vigorando.  É isso que temos hoje… Aquela sensação de que está tudo errado. E está! Mas, também estamos diante de uma janela para co- criarmos o mundo fértil onde cada um possa verter seu manancial de recursos e talentos. É uma tarefa gigante, no entanto, nosso momento é de cada um assumir responsabilidades criativas e amorosas diante da vida, nada de entreguismo e desistência, nem de usar as mesmas “armas” do que já provou estar falido, aí nosso legado será de um mundo velho e triste. Muitas pessoas estão se mobilizando, mas isso não aparece ou pouco aparece nos jornais e na mídia – faz parte do jogo, nos dá a sensação de solidão e impossibilidade.
A Terra de Rudá, diante da crise brasileira e mundial, propõe o Projeto Rudá – uma educação espiralada para crianças, jovens e adultos. Desejamos que você tenha participação ativa nesse gesto para juntos criarmos uma onda de Potência.