2021 – o que o Tarot pode nos dizer?
2 – A Papisa
Energia feminina da observação silenciosa e profunda. A intuição, a percepção daquilo que é segredo ou oculto por ser profundo demais e exige o propósito, o momento e a forma adequados. A relação com o conhecimento e com a sabedoria que leva à fecundidade da vida. Refletir antes de falar ou fazer.
Ou, ficar em silêncio para não se comprometer. Manter algo escondido para ser instrumento de manipulação. Calar-se pode ser omissão.
Temos duas vezes a Papisa neste ano – a duplicidade reforça o seu significado.
0 – O Louco
Espontaneidade, anseio de liberdade, o que antecede o novo, a entrega para a vida, a simplicidade. Potência criativa ainda em gestação, a confiança do Plano Divino.
Ou, a imaturidade, a impulsividade, a falta de estrutura e cuidados necessários – ir de qualquer maneira, não prestar atenção aos sinais que auxiliam e protegem, a falta de bom senso, a loucura, idealizações, a negação da realidade.
1 – O Mago
O começo, ação, atividade criativa, o uso dos talentos e recursos, a iniciativa que inaugura uma nova etapa, a criatividade, a comunicação com a energia celeste, a inspiração, a palavra que cura e realiza sonhos.
Ou, a ilusão, as mentiras, a esperteza, a fofoca, a palavra que engana e usurpa, os talentos à serviço do ego.
20 – O Renascimento
O que o próprio nome diz. A saída de uma situação restritiva e aquém das possibilidades reais da ou das pessoas. O chamado ou convite espiritual para se ocupar o devido lugar dhármico na vida. A família, as reuniões onde os recursos de todos são reconhecidos, os grupos, as equipes, as organizações, a comunicação que inspira, a palavra que une, a liberação do que estava reprimido.
Ou, as justificativas grandiosas para fins menores, os grupos que se isolam, os guetos com lideranças imaturas, a liberação do que estava reprimido, o retorno do passado que não foi resolvido.
21- O Mundo
O ser humano mais consciente e integrado: masculino e feminino fluidos dentro de si, dançar a vida apropriado de seu fogo, de sua terra, de seu ar e de sua água. Protege e é protegido pela Natureza e seus ritmos. Ser livre é estar no mundo em conexão com o Todo constante. O Útero do que virá a ser.
Ou, manipula e seduz, é manipulado e seduzido pelas forças terrestres e materiais – o que o move é a ilusão hedonista e as pequenas leis do mundo.
20+21 = 5
5 – O Hierofante
A transmissão da Sabedoria. A maturidade uniu Céu e Terra e o verdadeiro diálogo acontece: as conversas frutíferas e integradoras se realizam, os acordos são justos, os encontros verdadeiros pacificam as dificuldades. A educação forma pessoas criativas, livres e movidas pela memória da sua origem espiritual. A ética, a espiritualidade e a política à serviço da Vida.
Ou, o autoritarismo, os descaminhos políticos, religiosos, educacionais tentam se impor àquilo que é novo e questionador.
O Hierofante é também o Guardião das Leis Universais, é a ponte entre o Céu e a Terra em todos os seus significados, é o que une o Amor ao Ser, não mais a luta entre o poder e o amor, mas faz o Poder do Amor vigorar vitorioso em cada um de nós.
Sejamos Hierofantes neste ano que continuará escrevendo a história no mundo. Façamos a nossa parte, sejamos educadores do Ser sem desejos infantis de soluções mágicas para os descaminhos humanos – isso é o que deve importar mais do que tudo.
🍀♥️🌿 lygia franklin