C.I.O. – Campo de Imantação Onírico

topo-cio3

obra de Joan Miró

A TERRA DE RUDÁ quer saber:

QUAL SEU SONHO DE VIDA? O que você quer muito para você ou também para o entorno?

Escreva, desenhe, pinte, borde, fotografe, componha, filme, invente… enfim, utilize todas as formas de expressão criativa que você dispõe e compartilhe seus Sonhos conosco e aos poucos, você os verá se espreguiçando dentro de você, como se acordasse de um longo Sono de Adiamento. Este lindo convite não é dirigido a artistas profissionais e sim, ao ser criativo que mora em cada um de nós, pois se não conseguimos ter um gesto inovador… o que faremos de nossas vidas? Nos repetiremos? Pegaremos carona no sonho do outro?

– Poste seu Sonho na página do Facebook “QUAL O SEU SONHO DE VIDA?”
Leia mais

Agenda do CIO – Campo de Imantação Onírico
Qual o seu Sonho de Vida?

23/09 – Encerraram as postagens dos Sonhos. Não serão contempladas as publicações feitas a partir do dia 23 de setembro, exceto as avaliações dos participantes do grupo.
02/10 – Encerraram as postagens de avaliação dos membros do “Qual o seu Sonho de Vida?” E a página será bloqueada para novas postagens, embora o acesso a todo o trabalho continue possível.
12/10 – Fizemos um lindo encontro aberto no Parque da Serra, Petrópolis – RJ, para partilhamos do dossiê da Terra de Rudá e das experiência vividas por cada um de nós ao longo do inverno.

facebook

Ainda sobre Qual o Seu Sonho de Vida – CIO:

CIO – Campo de Imantação Onírico Em Que Camada de Silêncio Mora Seu Sonho? – um grito de dor e liberação. Há meses acordo com um sentimento de impotência. Uma angústia no peito, um gosto amargo na boca, uma vergonha desmedida… aonde eu estive esse tempo todo? Qual o tamanho da minha ausência? Qual o tamanho do meu silêncio? Eu permiti tudo isso que vem acontecendo? Eu poderia não ter permitido? Nosso país esfarelou. Esfarelou como um pão velho feito de farinha de misérias morais. Séculos de mentira e cinismo. O governo de um país é a representação simbólica de pai e mãe que, através do exemplo, inspira um povo a se exercer com excelência e compromisso. Quando esses pais arquetípicos se revelam ratazanas felizes em busca do queijo que não lhes pertence, além da ânsia de vômito, sinto um desejo de jogar soda cáustica nesse modelo de governança e começar novamente, mais uma vez. Quando pais traem o filho – maus presságios. Uma insurgência está em curso.

Leia mais

DOSSIÊ – Qual o Seu Sonho de Vida, Campo de Imantação Onírico – C.I.O

Terra de Rudá quis saber:

Qual o Seu Sonho de Vida?

 

Neste momento em que o mundo se mostra instável do ponto de vista de suas fronteiras geopolíticas, e encontramos acontecimentos demarcatórios de um novo mundo que se apresenta, como por exemplo: a guerra civil na Síria e milhões de refugiados pedindo asilo em diversos países da Europa, fomentando uma espécie de segunda guerra fria entre Rússia e EUA – que possuem interesses diversos na região; o Reino Unido sai da zona do Euro, trazendo um questionamento sobre o futuro da moeda europeia; a Grécia, berço da civilização ocidental, vive um processo de desconstrução de sua auto-imagem de pilar cultural, decorrente da improbidade administrativa; o Estado Islâmico avança territorialmente com seus homens-bombas e sua fé editada de suas escrituras santas, dando-nos aos olhos as cenas mais aterradoras que tentamos suportar; a China, através do descaso ao meio ambiente e com a sua força de trabalho escravo, torna-se economicamente a segunda potência mundial, ainda que venha dando sinais de esgotamento de seu insustentável crescimento; os EUA, às vésperas de uma perigosa eleição  que, independente do resultado, observamos e chegamos a nos perguntar: que segmento social representa essa força emergente que se mostra como uma espécie de adolescência voluntariosa, narcisista e de um nacionalismo de direita,  ameaçador à razoabilidade de um mundo que, neste momento, necessita de calma e bom senso? O mundo vem passando por uma crise ambiental cada vez mais preocupante: temperaturas crescem ano após ano, secas, enchentes, degelo das calotas polares, paulatina subida dos mares. O problema da fome mundial passa a ter a sua contrapartida bipolar: a obesidade e suas decorrências desastrosas à saúde individual e planetária.

Aqui, na América do Sul, a Argentina tenta se reerguer de uma devastadora crise econômica e social; a Venezuela, com uma ditadura supostamente de esquerda, procura perpetrar-se no poder mediante abusos, prisões políticas e outras práticas que colocam a democracia como refém de interesses autoritários e regressivos. Na Colômbia, um plebiscito à população diz “não” ao acordo de paz com as Farcs. No Brasil encontramo-nos num importante momento de diluência de forças políticas provocadas por investigações na justiça sobre corrupção, desvio de verbas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, juntamente com uma crise econômica sem precedentes, com a inflação chegando aos dois dígitos, com 12 milhões de desempregados, com empresas quebrando, com o nosso nível de credibilidade internacional caindo dia-a-dia e a maior empresa do país tentando se recuperar da barbárie que homens públicos e empresários bilionários a imputaram em nome de seus interesses pessoais; passando por uma eleição de prefeituras e vereadores com um índice altíssimo de abstenções – recorde histórico – e o brasileiro vê a grande maioria dos partidos políticos envolvidos em uma máquina de predar o bem público. Com uma dinâmica bipolar, saímos de uma euforia de inclusão social nos anos 2000 para uma falência dos cofres públicos, estados e municípios nos últimos cinco anos.

O que aconteceu conosco? Será que nos corrompemos do Caminho que leva do gesto oportunista ao Ato de sermos verdadeiros conosco e com o próximo? Citando a ministra do STF: “A esperança venceu o medo, o cinismo venceu a esperança e o escárnio venceu o cinismo.” Essas vitórias não nos trazem medalhas de ouro – aliás, nessas olimpíadas mostramos do que verdadeiramente nós somos capazes. O Brasil não é esse esgoto a céu aberto. Isto é desvio. As redes sociais mostraram essa diluência de fronteiras, transparência, acesso e colocou-se como instrumento catalisador e arregimentador de pessoas, gestos e manifestações tanto a serviço da ignorância quanto da consciência.

E daí? Qual a relação entre este projeto e a situação do Brasil e do mundo? A Terra de Rudá, entendendo a íntima relação entre o mundo que criamos e os Sonhos que sonhamos, procurou trazer à tona uma situação de interioridade em que fizéssemos contato com nossos anseios mais profundos e explicitássemos publicamente no desejo de que uma egrégora de potência, esperança e recomeço pudesse saltar aos olhos e nos fizesse sentir: “SIM, É POSSÍVEL! EU QUERO ALGO DIFERENTE, MELHOR, VERDADEIRAMENTE HUMANO PARA MIM E PARA TODAS AS PESSOAS! ALGO QUE NASÇA DA MINHA VERDADE INTERIOR E INSPIRE A TODOS A SONHAREM UM GESTO DIFERENTE, UM MUNDO, DE FATO, PARA HOMENS E MULHERES!”

E foi através das redes sociais que nós tentamos compreender o que vem se passando na psyche do brasileiro, neste momento de cirurgia de barriga aberta. Mediante esse caos identitário, essa sofrida travessia que leva ao desfiladeiro que separa a mentira do caráter, essa ausência de lideranças e promiscuidade administrativa, a Terra de Rudá quis saber “Qual o Seu Sonho de Vida?”.  Em um projeto chamado CIO – Campo de Imantação Onírico, recolhemos, através de um grupo público no Facebook , os anseios de algumas centenas de pessoas que, voluntariamente, quiseram participar deste inventário dos Sonhos brasileiros, pelo menos do segmento ao qual foi dirigida essa iniciativa. Sugerimos que as pessoas postassem seus Sonhos de forma criativa, através de desenhos, pinturas, poemas, músicas, vídeos, instalações, performances…  enfim, toda e qualquer forma de expressão que estimulasse o gesto de criação, quem sabe de auto-recriação, uma vez que, nesse momento de nigredo alquímico o que nos espera é uma espécie de morte e renascimento, um novo começo, uma nova tentativa de nos reinventarmos. Diante de tantas decepções, o grande perigo é o olhar frio da desconfiança na própria capacidade de criar e fazer diferente.  No entanto, é preciso saber, sem ingenuidade nenhuma, que nossos sonhos são fogueiras psíquicas a “cozinhar” o caldo escuro até que ele se transforme no novo. Nada serve mais à escravidão do que um povo sem Sonhos.  Sentimos que o período do inverno seria uma época propícia para aninharmos em nosso interior tudo aquilo que desejássemos para nós e para o entorno, pois é no inverno que a semente pulsa aguardando que a próxima estação possa eclodir em uma nova Vida. Sim, é isso que, conscientes ou não, buscamos: começar de novo, de um outro lugar, sob uma nova postura. Então, nos três meses de inverno de 2016 recolhemos no cesto de encantamentos as sementes dos Sonhos de cada um para que, na chegada da primavera, os ventos jardineiros pudessem devolvê-las à terra, à terra das realizações. Agora é tempo de brotações e sabemos que, independente de nosso controle, a natureza que somos e nos habita se incumbirá de fazer crescer aquilo que foi gestado na Lei, no dharma, no Caminho. Posto que quando há mérito e atitude no Sonhar o tempo é convocado a parir aquilo que no CIO imantamos.

Essa experiência dirigiu-se a todos aqueles que quisessem participar na página do Facebook “Qual o Seu Sonho de Vida?” e observamos que as pessoas que partilharam os seus Sonhos vinham, na sua grande maioria, da classe média, com um bom nível de escolaridade, uma certa indignação social, uma busca espiritual e um claro investimento no autoconhecimento. Portanto é importante lembrar que alguns segmentos não compareceram, especialmente os de extrato social de baixa renda, com contundentes preocupações de sobrevivência, tampouco o de alta renda, com preocupações nitidamente materialistas. Porém, ainda que não tenhamos feito um trabalho academicamente antropológico, esta experiência nos serviu para mobilizar a capacidade de Sonhar, para muitos adormecida por um cotidiano estéril ao Ser, e isso nos valeu três meses de uma brisa que evocava: “Sim, Eu Quero Um Novo Curso Para A Minha Vida E Para O Mundo À Minha Volta!”

  • Participantes e Postagens:

Total de membros na página “Qual o Seu Sonho de Vida” ao longo dos três meses de inverno = 1599.

Desse total, 196 postaram algo, o que corresponde a 12,25% dos membros do grupo.

Total de Postagens: 653 que, se dividirmos sobre a quantidade de participantes, teremos uma média 3,33 trabalhos/postagens por participante.

 

Das quase 1600 pessoas que quiseram participar desse Campo de Imantação Onírico, 87,75% se colocaram como expectadoras do Sonho do outro, enquanto 12,25% expressaram seus desejos de realização.

Talvez não devêssemos nos apressar em concluir, mas fica-nos uma pergunta: Será que esse percentual tão grande de não-assertividade dá uma pista da nossa relação com a realidade à nossa volta?

A seguir, veremos que somos criativos, mas não exatamente assertivos. Será?!

 

  1. Trabalhos criativos autorais = 554 (82,81%)
  2. Trabalhos não autorais = 85 (12,70%)
  3. Propaganda de algum evento pessoal + mensagens de felicitações para o grupo = 30 (4,48%)

Esses dados nos mostram que a criatividade e o desejo de afirmação da singularidade é bastante grande entre aqueles que partilharam seus Sonhos.

Dificuldade em postar seus Sonhos criativamente = 147 participantes.

 

  • Cartografia dos Sonhos

 

  1. Sonhos Pessoais (a ver com a saúde, trabalho, família, casa, conquista amorosa) = 29

Intenções de melhorias em assuntos fundamentalmente individuais.

 

  1. Sonhos Socioculturais = 108

Desejo de bem-estar coletivo, dirigido à coletividade.

 

  1. Sonhos Psicoespirituais = 269

Anseio de autodesenvolvimento pessoal e evolução transpessoal.

 

  1. Pessoas Sem Sonhos = 4

Explicitação de uma área desértica no peito que faz com que neste momento de vida não haja nenhuma motivação que justifique um Sonho de Vida.

 

Ao longo desse processo, observamos alguns procedimentos nos chamaram à atenção:

  1. A grande dificuldade das pessoas que participavam do grupo público “Qual o Seu Sonho de Vida?” em expor algo de sua intimidade, muitas vezes preferindo abordagens genéricas. Fato compreensível, em se tratando de um grupo de pessoas desconhecidas. Dos 1599 membros adicionados apenas 196 partilharam seus Sonhos.

 

  1. A dificuldade da maioria em expressar seus Sonhos de Vida de forma criativa. Era mais fácil criar um texto e usar uma imagem de outrem do que ir ao encontro da própria invenção imagética. Embora isso, infelizmente, não nos surpreenda, acaba por reafirmar um traço de retração do risco da invenção, o risco do ridículo, o risco do julgamento do outro. Lembrando que sem risco e sem exposição não há Sonho que se sustente.

 

  1. Notamos que no início havia uma maior motivação das pessoas em participar de um projeto criativo que mobilizava esperanças de novas realizações, com o passar do tempo, essa motivação foi se dissipando, talvez revelando a nossa real falta de confiança nesses processos subjetivos/energéticos, além de expor uma certa fragilidade de foco e disciplina. E aí nos perguntamos: o que de fato é necessário para que o Sonho se torne um corpo vivo?

 

  1. Outro dado importante foram os comentários feitos em relação às postagens de outros. Foram comentários, em sua totalidade, altamente estimulantes, mostrando um desejo de se formar um grupo que dialoga, ainda que protegido pela distância, mas que revelou sua sensibilidade ao outro. Esses estímulos, uma vez que muitos de nós tivemos educações pouco incentivadoras, são inimaginavelmente poderosos, não importa a idade em que eles cheguem, nem mesmo o momento de vida em que nos encontramos. Sem afeto, confiança e trabalho não há nada que fique em pé. Grande parte das pessoas não se conheciam, mas houve, muitas vezes, o reconhecimento de que o Sonho de um era também o do outro.

 

  1. Algumas pessoas revelaram situações pessoais dolorosas muito tocantes e receberam apoio dos outros participantes através de mensagens de acolhimento e afeto.

 

  1. Nesse perfil de pessoas que se somaram a este projeto ficou muito evidente o anseio de um desenvolvimento psicoespiritual, ou seja, um autodesenvolvimento agregado a um processo evolutivo coletivo social e político.

Durante os próximos meses até o fim de 2016, em todos os encontros da Terra de Rudá teremos um momento dedicado à imantação dos Sonhos dos participantes do trabalho e dos Sonhos de todos os seres.

“Louvado seja o Grande Mistério

Que haja mérito em meu Sonho

E atitude em meu Sonhar”

Esta é uma invocação que foi colocada em cada um dos trabalhos postados na página e que potencializará seu Sonho. Diga-a com o coração tantas vezes quantas sentir necessidade.

 

Dentre os vários feed-backs que recebemos, compartilhamos abaixo um texto que se tornou muito expressivo para nós sobre o significado deste trabalho:

“Boa noite
Quero deixar aqui meu agradecimento pela página “Qual o seu sonho de vida?”
Não fiz nenhuma declaração na página, porém li muitos depoimentos.
E isto fez com que renascesse em mim sonhos e desejos antigos.
Devido a uma situação de doença na família minha vida mudou muito e passei a viver meus dias nos últimos anos para cuidar de alguém. E com isto os dias vão passando e as prioridades passam a ser outras.
Agradeço de coração pois através dos sonhos de outras pessoas puder viajar com a minha mente e voltar a sentir algo que a algum tempo não sentia, desejar, sonhar, aspirar dias melhores para mim e os que me cercam.
Bjs no
Gratidão eterna.
Deus os abençoe.”

Sonhar é um antídoto contra um mundo distorcido pelo desejo de poder sobre os outros em detrimento da Vontade do Amor. Falamos do Sonho Lúcido, no qual nos preparamos para realizá-lo através do conhecimento de si, da consciência do Pertencimento ao Universo e da nossa responsabilidade pessoal que nos impele à construção de realidades que objetivamente expressam e respeitam a Vida e suas Leis, pelo bem de todos os seres. O desejo da Terra de Rudá com este trabalho é o de instigar à reflexão e ao Ato nesse nosso tempo de transição em que nos encontramos. Lembramos que a qualquer momento em que kairós, o tempo oportuno, assim solicitar, poderemos retomar o nosso estado de CIO – Campo de Imantação Onírico.

 

Celebração de Encerramento

No dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Terra de Rudá, comemorando seus oito anos de existência, celebrou um belo encontro de encerramento do projeto CIO – Campo de Imantação Onírico – Qual o Seu Sonho de Vida?

No Parque da Serra, na subida de Petrópolis, Centro Marista, juntos, partilhamos mais uma vez os nossos Sonhos.  Meditamos, assistimos uma síntese desse projeto em lindas imagens projetadas, conversamos sobre o dossiê gerado ao longo desse tempo invernal em que conceitos, estatísticas, cartografias e conclusões emprestaram um matiz intelectual a uma experiência onírica de esperança e enlevo… Pintamos os sonhos em bandeiras de oração, erguemo-las por sobre nossas cabeças. Enquanto os ventos conduziam os nossos anseios aos céus, dançamos, cantamos, invocamos às quatro direções e reiteramos a Invocação ao Sonho de todos os seres. Foi maravilhoso! Ao final da tarde, assistidos por um pôr do sol que nos lembrava o final de um ciclo e pela Lua que se elevava, marcando a presença de Rudá – o mensageiro do amor entre Guaraci, o Sol e Jaci, a Lua, cantamos parabéns e comemos o bolo de Rudá.

 

É com imensa alegria que agradecemos a todos que participaram ativa ou receptivamente desse momento de Graça onde não tivemos medo de nos perguntar “Qual o Meu Sonho de Vida?”

               Louvados aqueles que não perderam a coragem de Sonhar!

 

SONHOS

Sonho de Rafael Perales Herrador
Todos os desenhos, linguagem de sonho.

sonho-rafael

 

Sonho de Paula Milani

Meu Maior Sonho
É sonho sonhado mas
Vivido em Essência
Desenhado em destino

Sonho de Propósito

Propósito de sonhar junto
E realizar Amor
Sonho. Propósito. Amor… Deus

13507141_918678061612349_3029548337070906762_n

 

Sonho de LuciaMaria Esteves
Quero voltar a fazer isso!!!!!

 

Sonho de Marcella Andrade

Entregar, aceitar, fluir
Surfar as ondas da vida
Presente
Inteira
Fazendo parte

13906703_1077901988956831_7939328195779639239_n

 

Sonho de Virgílio Moreira

 

Sonho de Pablo Friedman
Um dos meus sonhos, fresquinho do forno : )
sonho3

Sonho de Helena Marques

Nas lamentações
De um mundo de dor
Tudo parece cinza
Para disfarçar o desamor
Tudo isso não me desanima
Nos meus lábios coloco cor
Sinto aroma solvo meu eu
Com as notas de amor

13615188_1331065073588890_2707052085053814544_n

 

Sonho de Rúbia Dantés

Sonho 3- Integração… Me amar e aceitar todas as minhas partes… em todos os ciclos… com simplicidade.


13537772_10209744019462382_2450919856004195005_n

Sonho de Anna Rosa Almeida Precht

 

Sonho de Guthenberg Diaz
Meu maior sonho é expressado nessa música maravilhosa :

 

Sonho de Raul 

 

Sonho de Maria Stela Medeiros Piazera

” Senhor faz de mim uma coisa simples e reta, semelhante a uma flauta de bambu, para que possas encher de música”. Tagore Terminei está mandala agora. Meu sonho é continuar a fazer e dar as minhas amigas.

captura-de-tela-2016-09-10-as-20-08-18

 

Sonho de Vanda Cappelli Seixas

Sonho ?
Colocar o pé em chão firme. Apropriar-me de mim.
Ser eu mesma.

sonho-2

 

Sonho de Claudia de Conto
Me perguntaram sobre o meu Sonho. “Qual é o seu Sonho?” Adiei a escrita e agora me sento com a responsabilidade de colocar em palavras o meu SONHO. Só parece ser simples. Com frio na barriga, volto à minha criança para lembrar qual era o sonho daquela menina!? Era “ser arquiteta e ter dois filhos”; era ter uma papelaria porque sempre gostei de carimbos, figurinhas e canetinhas; era trabalhar em uma padaria; era ser “Artista….”
Leia mais


13627063_1315318165149440_8912796665217462475_n

 

Sonho de Maria Cláudia Grillo

Sonho em ter mais espaço e tempo pra registrar, pela fotografia, meu olhar sobre a beleza e a força da vida..

13503083_1389306324416747_8807435077441816489_o

Sonho de Maria Elaine Altoe

Posso viajar na maionese?
Sonho um dia ser uma escritora famosa,
Com livros infanto-juvenis que sirvam para auxiliar nossas crianças a se tornarem seres humanos melhores, a psicólogos e arteterapeutas terem material para ajudar seres humanos que precisem de ajuda,
E a divertir vovos e netos nesta relação que hoje esta tão frágil.
Quero ser convidada a dar palestras onde defenderei “ser criança” inteira, capaz de transmitir o quanto é importante cultivar e desenvolver a imaginação e a criatividade e a se contar em histórias vividas.
Quero dar aulas de Contos de Fadas para psicologos e arteterapeutas auxiliando-os a entenderem este instrumento de alma para seus futuros clientes.
Quero publicar muitos livros que auxiliem a divulgar minhas histórias.
Assim Seja!

captura-de-tela-2016-09-13-as-09-34-53

Sonho da Terra de Rudá