Oferenda

Postado em: abril 21st, 2019 por Rosa Valgode

IMG_1052

No dia 19 de abril celebramos a nossa ancestralidade indígena. A Terra de Rudá saúda todos os povos indígenas brasileiros e do mundo, em especial à Nação Tupi-Guarani, que nos deu o nome. Essa genética maravilhosa nos presenteou com o senso de irmandade com a Natureza e sua Sabedoria, nos presenteou com o pensamento onírico, o gosto pela liberdade e pela convivência cooperativa, o desfrute pela música e pela dança compartilhadas e pela certeza de que tudo é Sagrado.  Por isso é preciso se enfeitar para agradecer à Força da Vida. Nossos antepassados e seus descendentes mais diretos hoje existem para nos relembrar, a nós – descendentes mais adormecidos – que é possível sermos sofisticados, mas simples, amorosos e dignos e que é possível ser feliz sem bens de capital, bolsa de valores, nem roupas de griffe, mas com os bens do coração valente.

Dessa forma, precisamos tratar os povos que subsistiram e resistiram ao longo dos anos a tantas agressões e desvalorizações com a honra, agradecimento e amor que merecem. Necessitamos redimir o passado através da nossa atitude respeitosa e regenerativa – nossos indígenas hoje são a família de Alma de cada brasileiro, guardiões da nossa fabulosa riqueza natural, sem a qual o mundo inteiro sucumbirá. Que os homens que foram eleitos para nos representarem tenham essa consciência.

Hoje realizamos uma homenagem emocionada, tendo em vista a difícil realidade que vivemos, através de mais uma inspiração que recebemos desses nossos avós – o Tarot de Rudá. Desejamos que o significado do “Arcano XXIV – Oferenda” do Tarot de Rudá, publicado pela BAMBUAL Ed., toque o coração de quem entrar em contato com ele como um recado de Nhamandhu para todos nós nesse momento brasileiro.

XXIV – OFERENDA – Então Guaraci criou estrelas e mais estrelas para alegrar Jaci e fazer companhia a ela enquanto ele dormia. (Oferende-se ao Amor, não se economize, entregue tudo, pois a Jornada é morrer no Amor, pois a Jornada é viver no Amor.)
Quando o Masculino e o Feminino se encontram, dá-se uma chuva de bênçãos em terras no cio. Não se esconda atrás das emoções, deixe que o Sentimento lhe traga a você.