Retrospectiva Terra de Rudá 2018

Postado em: dezembro 30th, 2018 por Rosa Valgode

Retrospectiva Terra de Rudá 2018

Janeiro

O trabalho diário no Tornar-se Presente – uma Experiência em Pertencimento – teve continuidade sob a forma de um convite para o ano inteiro de 2018, já que o tema proposto para meditação da primeira semana, iniciada exatamente no dia 01/01/2018, foi:

“Enraizar na alma é florescer no mundo”.

Fevereiro

No final de 2017 recebemos um afetuoso convite de Nazaré Uniluz para conhecermos essa instituição e, possivelmente, realizarmos nesse lugar abençoado alguns dos nossos trabalhos. Assim, alugamos um carro grande para que a “trupe” Rudá pudesse desfrutar a viagem bem juntos. Vivemos uma experiência divertida, mas também de encontros, aprendizados, trabalhos compartilhados, meditação e relação com a Natureza, tanto que tudo isso nos inspirou para novas ideias e projetos.

Março

Nossa já tradicional celebração de alinhamento com a energia do início das estações foi vivida por sete dias de meditações diárias especiais para o Equinócio de Outono no hemisfério sul e Primavera no hemisfério norte.

Maio

Durante quatro dias aconteceu, no Centro Marista de Mendes, o retiro de imersão que costumamos realizar no primeiro semestre no Rio de Janeiro.

Mãe – esforço, incompreensão e reconhecimento

Foi um trabalho afetivo e delicado sobre a saga de filhos e mães em se fazerem ouvidos e abrirem as portas para o profundo significado psicoespiritual que tece belezas,dificuldades e dores constituintes dessas relações.

Junho

Três dias antes da chegada do Inverno começamos nosso Rito Sosticial de Inverno no hemisfério sul e Verão no hemisfério norte. Convidamos todos os amigos da Terra de Rudá e completamos os sete dias com meditações diárias. Essa data possui para nós uma importância especial, pois o dia do início do Solstício de Inverno demarca também o início do ano do Calendário da Luz, calendário que participa das inspirações semanais do Tornar-se Presente ao longo de todo o ano. Consideramos o início do Inverno para cada hemisfério como o verdadeiro réveillon energético.

Agosto

No dia 17 de agosto a Terra de Rudá lançou, em parceria com a Bambual editora, uma campanha de financiamento coletivo, objetivando a publicação do nosso tarot – O Tarot de Rudá. Criado a partir do mito da cultura tupi-guarani que nos deu o nome, o tarot nasceu do enorme desejo de homenagearmos nossa ancestralidade brasileira original, além de oferecermos um conselheiro anímico especial para a Jornada de retornarmos à Unidade, através das escolhas pessoais de cada um ao longo da vida. A participação entusiasmada de tantas pessoas nessa campanha nos trouxe confirmações, uma terna alegria e muito agradecimento.

De 24 a 26 de agosto estivemos em Curitiba em parceria com Sentido&Co  onde aconteceu o  retiro:

Segurança, Foco e Autorrealização – um gesto de cura para a insegurança, dispersão e adiamento de si. 
Três dias junto a uma natureza inspiradora, com um grupo de retirantes unidos pela vontade de mergulharem em si mesmos, resultaram num trabalho ao mesmo tempo, mobilizante e celebrativo.

Setembro

Chegamos ao Portal Equinocial e a Terra de Rudá novamente convidou para que a Primavera e suas brotações no hemisfério Sul e para que o Outono e suas despedidas no hemisfério norte fossem vividos conscientemente. Dessa forma, a potência energética que vem do céu nos encontra campo propício à sua fertilização. Novamente meditamos por sete dias, recuperando mais e mais a memória de Pertencimento ao Todo.

No dia 21 de setembro, exatamente no Equinócio, atingimos a primeira meta financeira para termos condições de publicar O Tarot de Rudá.

Outubro

Dez Anos

Dia 12 de outubro é o dia em que os tupi-guaranis celebravam Rudá, a divindade do Amor e da fertilidade. Numa magnífica sincronicidade, nesse exato dia, há dez anos, escolhemos o nome do nosso grupo de trabalho, Terra de Rudá, sem termos ainda a informação sobre o significado da data, o que descobrimos mais tarde.

Esse ano realizamos o Workshop “O Caminho que Leva o Amante ao Amor” para festejarmos os dez anos de um percurso de dedicação ao desenvolvimento da Consciência humana, isto é, dedicado ao caminho de nos aprontarmos para o Amor. Esse é o nosso sonho mais sonhado.

Muito obrigado a cada um por sua participação nessa jornada, um  percurso que exige de todos muito esforço, porém germina poesia e grandes Encontros, além do avanço na realização do Propósito mais fundamental da existência –Sermos quem Somos em Partilha.
A campanha do financiamento coletivo do Tarot de Rudá foi encerrada como parte do aniversário de dez anos no dia 16 de outubro  tendo atingido 145% da meta inicial, o que proporcionou criarmos um presente-surpresa para todos que nos ajudaram.

Novembro

Inauguramos nosso primeiro retiro em Nazaré Uniluz::

Medo uma Passagem Secreta para o Amor.

Através de uma escuta psicoterapêutica e um olhar transcendente conduzimos nossos temores a territórios de recriação, onde o ato é arte e o medo é ressignificado na imersão no Ser.

Mais uma vez a experiência em Nazaré Uniluz – a relação com o lugar e sua história, seus ritmos, com as pessoas e a energia local, enfim, tudo o que vivemos nos trouxe reflexões, inspirações e novos aprendizados também.

Dezembro

De 18 a 24 de dezembro realizamos diariamente às 18:00h nossa meditação Solsticial de Verão no hemisfério sul e de Inverno para quem está no hemisfério norte. O alinhamento Céu-Terra em nós sendo fortalecido por esse rito ancestral fotônico é compartilhado pelos participantes do Tornar-se Presente.

Encerramos o ano de 2018 aguardando a finalização da edição e envio do Tarot de Rudá no início de janeiro de 2019 para todos os que participaram da campanha. Diante de alguns problemas gráficos, embora preocupados com o compromisso que assumimos com cada amigo, entendemos que a melhor escolha seria atrasarmos o cronograma inicial de entrega para garantirmos o recebimento de um Tarot  expressivo e bonito como todos desejamos.

Hoje coordenamos cinco grupos do Tornar-se Presente no Whatsapp, com a participação de 681 pessoas e mais de 3000 no Facebook. Há quatro anos compartilhamos gratuitamente, através dessas mídias, reflexões diárias sem doutrinação religiosa, além do contato e disseminação de conhecimento com tantas outras pessoas que nos acompanham pelo email e através dessa nossa revista eletrônica semanal – Notícias da Terra.

Os grupos de zap do Tornar-se Presente se constituíram espontaneamente numa rede de ajuda e partilha de saberes maravilhosamente aquariana – uma comunidade virtual, onde os participantes também oferecem os seus tesouros da alma – dores, pedidos de ajuda, solidariedade e conhecimentos, além da ação dos coordenadores.

Bem, 2018 foi um ano surpreendente em vários sentidos – do pessoal ao coletivo, do local ao mundial, de um dia para o outro. Tempo de transição e passagem – trabalho, realizações, despedidas, desafios – vida que se processa e se cumpre, exigente de centramento. Não foi sem propósito que o último tema de meditação do ano do Tornar-se Presente nos diz:

“Sacrificar o frasco para libertar a essência”.

Agradecemos carinhosamente a todos que estiverem de alguma forma conosco nessa trajetória. Desejamos que em 2019 continuemos juntos no Propósito de surfamos o Fluxo do Agora e no desfrute do Amor Vivo.

Receba nosso abraço,
 Terra de Rudá.