As Sete Leis do Universo – por Lygia Franklin

Postado em: fevereiro 3rd, 2018 por Rosa Valgode

As Sete Leis do Universo

Leis são regras que existem para serem obedecidas. Existem as leis feitas pelo homem e as Leis Universais.

As leis feitas pelo homem sempre foram feitas para regular a convivência coletiva e estão constantemente em revisão, geralmente são definidas certas punições se as infringimos, mas sabemos que a justiça do homem é falha e mutável.

Podemos infringir as leis dos homens por discordarmos delas, ficando assim à mercê das medidas que possam ser tomadas de acordo com cada sociedade. No entanto, não podemos infringir uma Lei Universal porque não “concordamos” com ela.

As Leis do Universo são regras de como o Universo funciona, e são implacáveis. Quer gostemos ou não, estamos submetidos a elas. O grande sábio é aquele que conhece as Leis Superiores, e pode, por isso, fazê-las trabalhar a seu favor, e não contra. Estas Leis trazem os ensinamentos que a sabedoria oculta acredita nos terem sido transmitidos por Hermes Trimegisto, o mensageiro dos deuses, que viveu no antigo Egito quando a atual civilização humana estava começando. Seus conhecimentos, na Idade Média, ganharam impulso, graças aos Alquimistas, que estudavam os princípios herméticos, visando com isso a transformação do ser humano: “o chumbo da personalidade no ouro do Espírito”.

Os Princípios Herméticos são, basicamente, fundamentados em sete principais Leis que foram registradas no livro Caibalion, palavra que significa:

 

“Tradição ou preceito manifestado por um ente de cima” e explicam como tudo se manifesta na Criação.

 

O Caibalion ou Kybalion é o livro que aborda as leis que direcionam e organizam toda a Vida na Criação.

 

Temos sete Princípios Herméticos ou Leis do Universo e quem estuda os mistérios da humanidade sabe que sete é um número especial, por isso temos os 7 Raios da Criação, 7 Cores do Arco Íris, 7 Chakras, 7 Notas Musicais, …

Vamos conhecer estas Leis?

1- O Principio do Mentalismo

O Todo é Mente; o Universo é Mental.

Este Princípio nos diz que o Universo é uma criação da Mente. Podemos dizer que o Universo infinito é criação da Mente Infinita do Grande Arquiteto do Universo, enquanto que o nosso Universo pessoal é criado pela nossa própria mente.

Com base neste princípio Buda insistia na meditação, no domínio da mente, pois ele sabia que a mente cria e descria, e se tivermos mais domínio sobre este nosso grande instrumento, podemos transformar o mundo.

2 – O Princípio da Correspondência

O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. 

 

Este Princípio contém a Verdade de que existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da Existência e da Vida.

Veja que o princípio diz “como”, então não é “exatamente igual”. Esta Lei nos mostra que podemos observar os diversos planos de consciência para aprendermos. No caso da Astrologia, observamos os céus para nos entendermos melhor. No caso do Tarô, utilizamos os mistérios dos Arcanos para mostrar como estamos no nosso inconsciente. Nas relações olhamos os outros para nos enxergar.

A Lei da Correspondência também nos mostra que ao melhorarmos por dentro, afetamos todo o mundo externo, pois se estamos bem por dentro, a tendência é o externo estar tão bem como nós. O contrário também é verdadeiro.

3 – O Princípio da Vibração

Nada está parado; tudo se move; tudo vibra. 

Este princípio nos mostra que a única diferença entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente, e Espírito são os níveis de vibração. A física atual nos diz que tudo é energia, e que matéria é energia condensada.

Um ponto interessante é que no nível de energia, semelhante atrai semelhante, então é por isso que você já deve ter ouvido várias pessoas falarem que você atrai o que vibra.

Cada emoção tem uma vibração. Se vibramos no medo, atrairemos mais situações na nossa vida que são compatíveis com este sentimento. Em contrapartida, se vibramos consciência, adivinha o que acontece? Estes ensinamentos são hoje divulgados largamente pela Física Quântica, mas são tão antigos quanto a humanidade.

4 – O Princípio da Polaridade

Tudo é Duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.

Neste nosso plano de consciência, a Lei da Polaridade domina. Por isso temos Dia e Noite, Quente e Frio, Seco e Molhado, Claro e Escuro e assim por diante. O Princípio da Polaridade nos ensina que dois polos de energia são idênticos em natureza e diferentes em grau. Por exemplo, você combate o frio com o calor, que é o oposto do frio na mesma natureza.

A Astrologia novamente nos ensina muito este princípio. O aspecto sombra de Áries pode ser elaborado pelo aspecto luminoso de Libra, pois os dois signos são polos de um mesmo eixo.

5 – O Princípio do Ritmo

Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.

Esta Lei nos fala dos ciclos da vida.

Tudo o que sobe desce, tudo o que desce sobe e essa grande verdade está contida nos mistérios do Arcano 10 do Tarot, a Roda da Fortuna. O sábio entende estes ciclos, e consegue lidar bem com os seus efeitos com a consciência de que tudo faz parte do todo da vida e existe uma “estação” apropriada para cada coisa, além de perceber o que demanda cada ciclo.

O interessante é que o Universo busca o equilíbrio, então a força do ritmo regula o movimento em direção ao equilíbrio.

6 – O Princípio do Gênero

O Gênero está em tudo; tudo possui o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.

A sabedoria da Kabbalah ensina que tudo veio do Um, e este ensinamento é representado claramente na Árvore da Vida, onde temos a esfera de Kether como fonte de tudo (embora acima dela haja o totalmente indescritível), que se divide entre Chokmah e Binah – princípios masculino e feminino. Vários outros conhecimentos antigos nos trazem esse mesmo conceito.

Nenhuma criação, quer física, quer mental ou espiritual, é possível sem esse Princípio. Todas as coisas externamente masculinas contém também o elemento feminino. Todas as coisas externamente femininas contém o elemento masculino. Esta grande verdade é muito bem expressa pelos taoistas no símbolo do Yin (Feminino) e Yang (Masculino). A grande área branca (Yang) possui um pontinho preto (Yin) e vive-versa.

Nosso atual momento mundial é exatamente o período da integração do aspecto profundo e espiritual do feminino – sua potência de estabelecer o vínculo entre todas as coisas, entre todos os seres.

7 – O Princípio de Causa e Efeito

Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.

Acredito que esta seja a Lei mais difundida entre as pessoas que estão despertando para novos níveis de consciência. Hoje está cada vez mais comum as pessoas entenderem que nada é por acaso, que tudo tem um propósito.

O que nos confunde com relação à Lei de Causa e Efeito é justamente o efeito do tempo, que predomina na nossa dimensão. Muitas vezes plantamos uma semente e só vamos colher o seu fruto, seja ele agradável ou desagradável, um tempo depois. Acabamos não fazendo a relação entre a causa e o efeito.

O espírito é eterno, nossa vida é somente um capítulo de uma vasta jornada, e o Principio de Causa e Efeito é atemporal e nos acompanha por toda existência. Por esse motivo reencarnamos – não para pagar pelos erros cometidos em outras vidas, mas para curar em nós o que gerou aqueles erros cujos efeitos nos impedem de viver o nosso aspecto divino.

Lembre-se: a colheita sempre acontecerá e pode ser compreendida como merecimento.

Para concluir – a cada momento estamos interagindo com estas Leis sem percebermos, porém quanto mais tivermos Consciência delas, mais poderemos surfar o fluxo das suas manifestações em nossas vidas.