O QUE É MEDITAÇÃO?

Postado em: janeiro 14th, 2015 por Lygia Franklin

Compartilhar - evento

O que é meditação?

“A palavra meditação vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana e é obtida pelas técnicas de dharana (concentração). Na língua chinesadhyana tornou-se Ch’anna, termo que sofreu uma contração e tornou-se Ch’an (Zen, em japonês). Em páli, é jhana. Significa concentrar intensamente o espírito em algo”.  (Wikipédia – enciclopédia livre).

Para muitos, meditar é sentar em posição de lótus, respirar profundamente e ficar sem pensamentos até que se dê um estado de unidade com o Todo. Talvez seja essa a maneira mais conhecida.

Existem diversas correntes de meditação. A ioga, a budista, o zazen, vipassana, a hesicasta, a transcendental… mas todas, no fundo, têm objetivos muito próximos: acalmar a mente e viver uma comunhão com o sagrado.

Para nós, da Terra de Rudá, o Campo de Potência “TORNAR-SE PRESENTE – uma experiência em pertencimento” busca o máximo de informalidade procurando não comprometer a essência do silenciar, tampouco deixando que nossa falta de tempo, juntamente com tantas outras prioridades, possam inviabilizar esta vivência magnífica.

Portanto, onde quer que se esteja (em casa, no trabalho, na fila do banco, no metrô… sentados, deitados, andando, fazendo alguma atividade…) tentaremos nos disponibilizar ao Silêncio.

E porque o Silêncio? O Silêncio em letra maiúscula significa um estado pleno de receptividade. Receptividade àquilo que É  em nós. Receptividade ao Númem que nos habita, ou por outra, à Luz que somos e nos distanciamos usando a mente para estarmos no futuro ou no passado. Somente estando presentes assumiremos integralmente o nosso Caminho. Caminhar em nossa direção e fazer as escolhas de vida que de fato nos traduzam posto que, se estivermos dispersos de nós mesmos será fácil sermos manipulados e acabaremos fazendo o que não queremos sem perceber que no fundo não queremos. Nesse mundo aceleradíssimo em que vivemos se não estivermos presentes entregaremos nossos sentimentos aos interesses de terceiros, perderemos o contato com o ‘Ser que somos’ e daí pra frente… bem… a gente já sabe onde vai dar. Basta ver os noticiários. O Plano da Vida é que nos assumamos por inteiro, do contrário viveremos um Sono de Adiamento. Uma inconsciência que projetará no amanhã a nossa felicidade. Um amanhã idealizado que nunca chegará.

Por tudo, a Terra de Rudá convida você para que estejamos presentes “Aqui e Agora”.

Então, Silenciar pode ser:

1-  Calar-se.

2-  Observar a respiração.

3-  Não lutar contra os pensamentos. Observe-os. Eles não são você.

4-  Não desqualificar este momento como se ele fosse tão igual a outros. Não, não é. Aqui começa o início de uma profunda revolução. A revolução de tomar posse de seu metro quadrado. A revolução de tornar-se Sujeito de seu Caminho e não, objeto do desejo do outro. A revolução de ir ao encontro de si e discernir quem é você e quem é o outro em você.

5-  Mesmo parecendo que nada de especial está acontecendo com o ato de ficar em silêncio, observe alguns pontos chaves para a verdade do coração:

a-   Perceba o que está sentindo. Aqui é o começo de toda a transformação.

b-   Seja terno e flexível com esta experiência. O que está em jogo não é perseguir um objetivo e sim, observar o processo. Nossos processos de conseguir ou não conseguir algo são nossos mestres nos ensinando como caminhar. Não projete objetivos como: não pensar, aquietar-se, ter um enorme prazer, ver Deus… Tudo isso impedirá que a experiência cumpra a mansa função de devolver você à você. Talvez não se perceba, mas vivemos reféns de coisas que nosso Ser não escolheu. Estamos reféns de objetivos que nos colocaram como sendo os certos. E aí, o Tornar-se Presente pergunta: O que estou sentindo agora?

6-  Deixar que a disciplina, o foco e o tempo promovam um grande encontro entre você e você, entre você e o outro, entre você e o mundo. Então a pergunta se apresenta: Afinal, quem sou eu? Meu desejo de ego está alinhado com minha essência? O Amor só nos visita quando estamos presentes, do contrário, o convidamos, mas nunca estamos em casa para recebe-lo.

7-  E por fim, ao longo de um processo artesanal, experiências extraordinárias podem acontecer como, por exemplo, estarmos plenos no ato de nos exercermos homens e mulheres.

Participe. Torne-se Presente e se faça Ato de Potência.