SIMPLES ASSIM – UM BRASIL POSSÍVEl
- Por um Estado enxuto, eficiente, idôneo, justo e firme na gestão de um povo plural, multiracial, multicultural e, até então, desigual em oportunidades de crescimento.
- Por uma democratização dos meios de informação onde a liberdade de imprensa seja ampla, geral e irrestrita.
- Por uma educação que surja a partir das singularidades de nossa peculiar natureza, de um mundo contemporâneo repleto de constantes transformações e pela ampla discussão dos diversos olhares dos segmentos que compõem nossa sociedade. Além de um sistema educacional que desenvolva, em todas as suas instâncias, abordagens psicológicas que ajudem a promover o crescimento emocional dos alunos em seus mais diversos graus de aprendizado. O brasileiro necessita aprender a pensar e tomar gosto pela reflexão e suas decorrências.
- Por uma cultura que contemple a riqueza das manifestações dos diversos extratos sociais que a constituem.
- Por uma política fundada na verdade, honestidade e competência onde possibilite o acesso às oportunidades para o desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas e o bem público esteja acima de vantagens pessoais.
- Por um meio ambiente honrado por políticas públicas que preservem, nutram e estimulem o desenvolvimento de nossa biodiversidade.
- Por uma economia sustentável que esteja a serviço do homem e suas humanidades e, não, de indicadores econômicos prósperos, mas que não alcancem as diversas camadas da população.
- Por uma infraestrutura (saúde, mobilidade urbana, aeroportos, portos…) digna do humano, fazendo com que o indivíduo se sinta respeitado e acolhido em cada lugar que ele queira e consiga ocupar.
- Por uma excelência de tratamento às nossas diversas etnias, culturas e escolhas onde negros, indígenas e comunidades LGBTs se sintam contemplados em suas potências afetivas e produtivas.
- Por um franco acolhimento das diversas manifestações religiosas que constituem esse nosso caldeirão de crenças, hábitos e costumes.
- Por um sistema de segurança que articule inteligência, tecnologia, parcerias municipais, estaduais e federais e, acima de tudo, a combinação entre firmeza e respeito à figura humana.
***
Enfim, quando se tem conhecimento, caráter, familiaridade com as realidades distantes do nosso dia-a-dia, como, por exemplo, territórios precarizados, carentes, tanto geográfica quanto emocionalmente, e tem-se um profundo sentimento da guarda do bem público acima de interesses pessoais, esta onda expande, inspira e contagia pessoas do poder constitucional. Se o mal feito promove seguidores, o bem feito também. Uma vez trazendo de dentro de cada um de nós a excelência humana que nos habita, com muito menos dificuldade do que se imagina construiremos um país justo.
Terra de Rudá