Mãe Natureza (13,7 bilhões – 7 milhões A.C)

Postado em: fevereiro 25th, 2018 por Rosa Valgode

Mãe Natureza

(13,7 bilhões – 7 milhões A.C)

Ecos de uma explosão colossal que desencadeou o início do nosso Universo reverberam até hoje , 13,7 bilhões de anos depois do big bang. Microssegundos mais tarde, o universo se expandiu até alcançar bilhões de quilômetros. Algumas estrelas nasceram, outras morreram. Cerca de 9.2 bilhões de anos depois, o Sol constituído de restos de estrelas extintas, entrou em fusão.

 

Gigantescas bolas poeira quente e gás, reunidas pela força da gravidade do Sol, disputaram uma posição no recém formado sistema solar. Uma colisão entre a jovem Terra e outro planeta , Theia, espalhou tantos escombros que criou nossa lua. Um grande bombardeio de cometas, impelidos através do sistema solar pela ponderosa força de Júpiter , caiu na Terra e se evaporou em forma de chuva. Gases quentes aprisionados no núcleo da Terra escaparam pelos vulcões, formando a primeira atmosfera do planeta.

 

Algumas centenas de milhões de anos após o flamejante nascimento da Terra, substancias químicas inertes começaram a se duplicar, constituindo seres unicelulares simples, que hoje chamamos de bactérias. Uma dessas formas primitiva usou a luz solar para produzir alimento, liberando oxigênio como resíduo. Ao longo dos 2,5 bilhões de anos seguintes, essas formas simples encheram o ar de suprimentos excedentes do gás vital rico em energia, gerando uma nova atmosfera. O trabalho conjunto da Terra de seu ambiente e das bactérias primitivas melhorou as condições para que se desenvolvessem formas de vida mais sofisticadas. Assim , as bactérias se fundiram para criar células mais complexas, que também começaram a se unir, formando os primeiros seres multicelulares.

 

Com o tempo, os mares se encherão exóticas – algumas com olhos grandes , em forma de haste, braços em garras e outros apêndices estranhos – graças ao advento da reprodução sexual. A um elenco de esponjas, medusas e corais se juntaram peixes, escorpiões e trilobites. Esporos germinaram na Terra firme e musgos evoluíram ao longo de milhões de anos para formar as plantas herbáceas e as árvores folhosas, capazes de viver a quilômetros de distância da água. Com o aumento dos níveis de oxigênio, as criaturas marinhas vieram à terra firme explorar novas fontes de alimento e abrigo. Insetos gigantescos forneceram alimento aos anfíbios que dominavam a terra. Graças às transformações da vida, o solo terrestre foi coberto por uma camada rica em nutrientes.

 

Enquanto as placas terrestres colidiam para formar um único supercontinente, Pangeia, ovos de casca dura permitiram aos répteis a reprodução longe da costa. Enormes dinossauros dominaram a Terra , junto com as primeiras flores, aves e novos insetos. Depois, há 65,5 milhões de anos, a queda de um enorme meteorito provocou uma extinção em massa. Uma família de pequenas criaturas noturnas gerou muitos animais grandes e pequenos que ocuparam os continentes da Terra.